EXPERIÊNCIAS DE LABORATÓRIO

                                  Sensação Térmica: Quente ou Frio?  
                      É normal sentir muito frio quando, em um dia
             quente,entra em uma sala com ar condicionado. 
      Quem já está na sala, não sente tanto frio quanto você. 
                                   Por que será? 



  • Três vasilhas de mesmo material e de tamanho suficiente para que caiba sua mão dentro delas
  • 1 garrafa PET de água à temperatura ambiente
  • 1 garrafa PET de água morna (deixar a garrafa no sol por 1 hora - veja as instruções abaixo)
  • 1 garrafa PET de água gelada (deixar na geladeira por 1 hora) -- ALTERNATIVA: use gelo na água 
 


Coloque 1 garrafa PET com água no sol e deixe por cerca de 1 hora antes de usar. Coloque outra garrafa PET com água na geladeira e também deixe por 1 hora..




Coloque 3 vasilhas de mesmo material (todas de plástico, por exemplo), uma ao lado da outra. Pode ser 3 bacias. Encha a vasilha da esquerda com água gelada.
Encha a do meio com água à temperatura ambiente.
Coloque a água morna na vasilha da esquerda.








Coloque sua mão direita na vasilha com água morna por cerca de 1 minuto (você pode contar até 60 ou pedir para alguém cronometrar seu tempo). Retire a mão da água morna e coloque na água à temperatura ambiente. Como você sentiu a água? Fria ou quente? Anote seu resultado.
Agora, coloque a mão esquerda na vasilha com água gelada, deixando mergulhada por 1 minuto. Retire sua mão dessa vasilha e coloque na vasilha do meio, com água à temperatura ambiente.
E agora? A sensação de água fria ou quente foi a mesma de antes? Como você sentiu agora? A água está fria ou quente?
 
Você pode repetir essa experiência colocando, ao mesmo tempo, a mão direita na água morna e a mão esquerda na água gelada. Depois de 1 minuto, mude as duas, ao mesmo tempo, colocando-as na vasilha do meio.




Nossa pele sente o frio e o quente – essa é a chamada SENSAÇÃO TÉRMICA. Apesar de todo o nosso corpo ter sensação térmica, algumas áreas são mais sensíveis ao frio e outras, ao  quente: RECEPTORES DE “FRIO”: dedos, lábio superior, nariz, queixo e peito. É normal vermos uma pessoa tomar pequenos goles de bebidas geladas e direcionar o vento de um ventilador para o seu rosto.
RECEPTORES DE “QUENTE”: ponta dos dedos, nariz e cotovelos. Algumas pessoas seguram uma caneca de bebida quente próxima do rosto em dias frios.
Os receptores térmicos ainda não foram devidamente identificados, mas várias experiências em que registram as reações elétricas enquanto causam pulsos de calor sugerem que esses receptores estejam localizados a cerca de 0,02 centímetros abaixo da superfície da pele. Esses estudos também mostraram que existem receptores para frio que são diferentes de receptores para o quente.
Nossos receptores se adaptam ao frio e ao calor. Por esse motivo, depois que sua mão se acostumou com a água morna, percebeu como fira a água à temperatura ambiente. Mas quando você colocou sua mão na água gelada por algum tempo, sentiu a água à temperatura ambiente como morna.
A sensação de calor e frio em qualquer local, não é percebida diretamente, pois não podemos sentir a temperatura do ar. Mas nossos receptores de calor sentem as variações de temperatura. Porém, cada pessoa tem uma sensação diferente da outra. É normal que uma pessoa sinta frio em uma sala enquanto outra sente calor.
Além disso, a sensação de frio e calor é diferente dependendo da temperatura. à medida que a temperatura ambiente diminui, a temperatura da pele também diminui e a sensação de frio também diminui. Você já entrou em uma sala com ar condicionado num dia quente? Nesse caso, você saiu de um ambiente quente, com uma temperatura de 35 °C, por exemplo, e entra numa sala com ar condicionado, em que a temperatura está ajustada para 25 °C. Enquanto essa temperatura é normalmente agradável, é muito menor que a temperatura exterior, então você sente como se estivesse muito mais frio que isso. O contrário também irá acontecer. Depois de se acostumar à temperatura da sala com ar condicionado, vai sentir muito calor quando sair.
          Transbordar ou não transboradar? 
                        Eis a tensão!
       A tensão superficial permite que você encha bastante 
                    o copo de água sem transbordar. 



O escurecimento de frutas ocorre com a ajuda de uma enzima. Veja como prevenir.





  • 1 maçã cortada em 4 pedaços
  • Limão
  • Vinagre
  • Bicarbonato de sódio
  • 4 pires ou 4 pratos rasos



Corte a maçã em 4 pedaços e coloque em pires ou pratos rasos devidamente marcados com a condição, para não se confundir depois: LIMÃO, VINAGRE, BICARBONATO ou SEM ADIÇÃO.






Prepare uma tabela, para cada condição, para anotar seus dados. Anote a aparência da parte interna da maçã que agora está exposta, já que foi cortada. O tempo de experiência será “zero” ou “inicial” assim que você cortar a maçã e dividir os pratos. Veja se elas apresentam alguma mancha e se a aparência dos quatro pedaços é semelhante. Na coluna temperatura, não é necessário que seja exata, caso não tenha um termômetro, mas anote se o dia está quente ou frio. 

Tempo Aparência Temperatura





  • Jogue suco de limão sobre toda a superfície branca de uma das maçãs. Meio limão deve ser suficiente mas talvez seja mais fácil espremer o limão para usar apenas o suco.
  • Repita o procedimento com vinagre, cobrindo bem a superfície da maçã.
  • Dissolva 1 colher de bicarbonato de sódio em meio copo de água. Misture bem e espalhe essa solução sobre o terceiro pedaço de maçã.
  • Não faça nada com o quarto pedaço de maçã.




Anote a aparência dos pedaços de maçã assim que fizer as adições – alguma coisa mudou? Provavelmente nada mudou.
Aguarde algum tempo e dê uma olhada nos pedaços de maçã – se notou alguma modificação, anote em sua tabela.




Após algum tempo, você vai notar um escurecimento na superfície de alguns pedaços de maçã. Veja como ficaram nossas amostras após tempos diferentes de exposição da maçã ao ar. No dia que a experiência foi feita, a temperatura estava 27 °C. Em dias mais quentes, o escurecimento será mais rápido e em dias mais frios, será mais lento.

Veja que o limão preveniu o escurecimento da maçã. O pedaço com suco de limão não apresenta áreas escuras enquanto o pedaço que ficou exposto ao ar, sem limão, também escureceu.

Mas veja que o vinagre não preveniu o escurecimento da maçã. Os dois pedaços estão bem parecidos.




O que aconteceu com o bicarbonato? Você consegiu ver se o pedaço ficou parecido com o que tinha limão ou vinagre, ou com o pedaço que não teve qualquer adição?






Você já deve ter visto que, quando cortamos uma fruta, como banana, pêra ou maçã, logo começam a escurecer. Nas saladas de frutas, é comum colocarmos suco de laranja exatamente para evitar esse escurecimento das frutas. Esse escurecimento acontece porque a polpa da fruta está em contato com o ar. 
O oxigênio do ar (O2) reage com compostos presentes na fruta chamados de POLIFENÓIS, que são incolores. Quando reagem com o O2 do ar, formam dois compostos também incolores (benzoquinona e água) mas que reagem entre si formando melanina, um pigmento marrom escuro.
 
 
Quanto mais melanina forma na superfície da fruta, mais intensa é a cor que se observa.
A reação dos polifenóis com o O2 do ar é catalisada por uma enzima, a POLIFENOLOXIDASE. Nós já vimos que as enzimas são proteínas que aceleram as reações químicas. Para recordar, veja as explicações na experiência Gelatina Amolecida, desta página. 
Na experiência da maçã, a reação catalisada pela POLIFENOLOXIDASE é rápida e forma um composto incolor (BENZOQUINONA) e água, que reagem entre si lentamente formando a melanina. Essa última reação á mais lenta e não é catalisada por uma enzima.
Os polifenóis são poderosos antioxidantes! Todos os organismos que usam oxigênio para converter alimento em energia, correm o risco de formar RADICAIS LIVRES que são bastante danosos às células. Nosso organismo tem antioxidantes, mas sua produção diminui com a idade. Por isso, precisamos buscar os antioxidantes na alimentação. As PLANTAS produzem uma grande variedade de antioxidantes, alguns deles, pigmentos como as antocianinas que vimos na experiência do repolho roxo.
MAS, ATENÇÃO, NEM TODOS OS ANTIOXIDANTES SÃO PIGMENTOS E NEM TODOS OS PIGMENTOS SÃO ANTIOXIDANTES.


                                          O Cravo Colorido 
    Veja como a capilaridade ajuda as plantas a tirar água   
                                  e nutrientes do solo.






  • Cravos brancos de qualquer tamanho: os cravos pequenos ficam coloridos mais rapidamente que os maiores)
  • Corante para alimento, na cor desejada: azul e vermelho dão melhor resultado
  • Copos de plástico ou de vidro
  • Água
  • Um pouco de paciência! Se for em dia quente, você vê o efeito em meia hora, mas se for em dia frio, demora mais!




 1.  Coloque um pouco de água em um copo com bastante corante de alimento.
Não é necessário contar as gotas, apenas veja se o corante está bem forte, como o da figura ao lado:



 2.  Corte as hastes de alguns cravos brancos, deixando-as com cerca de 10 centímetros e mergulhe os cravos no copo de água com corante. É melhor cortar as hastes, assim o processo não é demorado.
 
 
 3.  Espere algum tempo... e veja que as cores começam a aparecer na beirada das pétalas brancas. 
O tempo de espera depende muito da temperatura do dia. Em dias quentes, será bem mais rápido que em dias frios. Os cravos ao lado já começaram a ficar azuis em cerca de 20 minutos. 




 4.  Espere mais algum tempo e os cravos ficarão azuis! Na foto ao lado, tiramos um dos cravos azuis e colocamos outro branco no lugar, para você visualizar melhor a mudança de cor.
A foto ao lado foi tirada quase 1 hora depois que iniciamos a experiência. Nas explicações, você entenderá porque isso acontece.
 
Você pode usar outras cores. Veja abaixo como ficou bonito com vermelho. Quando usamos o corante amarelo, o cravo ficou com uma aparência de envelhecido (sépia)... você pode brincar com a cor que quiser, é só escolher!






 
SE QUISER, MISTURE AS CORES... O CRAVO AO LADO É BICOLOR, PORQUE TIRAMOS DO CORANTE AZUL E COLOCAMOS, EM SEGUIDA, EM CORANTE VERMELHO. NA FOTO É DIFÍCIL DE PERCEBER, MAS AO VIVO, FICA BEM LEGAL. AS PÉTALAS FICAM COM MANCHAS AZUIS E VERMELHAS.




A flor ficou colorida porque a água foi levada por pequenos capilares desde a ponta do caule que estava em contato com a água até as pétalas das flores. Esse fenômeno é conhecido por CAPILARIDADE.
 A capilaridade é a capacidade de um líquido ser conduzido por tubos muito finos. Quando você coloca um tubo bem fino na água, ela sobe pelas paredes do tubo até uma certa altura.
A altura da coluna de água no tubo de vidro depende do diâmetro do tubo. Quanto mais fino o tubo, maior a altura da coluna de água que se forma - veja a figura ao lado.  
Você sabia que a capilaridade também depende da tensão superficial? A tensão superficial sustenta o peso da coluna de água no capilar, numa altura maior que da superfície da água, senão, ela não ficaria dentro do tubo. Você já viu outras experiências com tensão superficial nesta página: "Rompendo a tensão superficial", "Explosão das cores", que são mais antigas, além de duas novas, "Transbordar ou não transbordar? Eis a tensão!" e "O peixe de papel que sabe nadar".
No caso da capilaridade, a tensão ocorre tanto pela interação entre as moléculas de água na superfície, como entre as moléculas de água e a parede interna do capilar. Ou seja, existe uma interação entre as moléculas do líquido com a parede interna do tubo. Desse modo, o líquido fica "grudado" na parede do tubo.
As moléculas de água sobem pelo tubo graças à adesão, que é a interação das moléculas do líquido com a parede do tubo – isso quer dizer que as moléculas de água estão bem aderidas à parede do tubo. Além disso, a interação das  moléculas de água entre si que é responsável pela coesão, faz com que a coluna de água preencha todo o capilar. É como se uma água puxasse a outra para ficarem juntas. E essa coluna de água continuará subindo até que ocorra um equilíbrio de forças, promovido pela ação da gravidade na superfície.


Isso acontece com todas as plantas. É com a capilaridade que as plantas conseguem conduzir água e nutrientes desde sua raiz até as folhas. Nos dias quentes, as plantas perdem água pelos poros de suas folhas.
A animação ao lado foi feita por Cezar Cheng e está no DVD "Rompendo a Tensão Superficial", de autoria de Cezar Cheng, Áislan Vivarini e M. Lucia Bianconi. Se quiser conhecer o DVD, escreva para





Você vai poder tirar a casca do Ovo sem quebrar e ver um ovo cru sem casca!


       

Do que você precisa:
  • 1 vidro com tampa
  • 1 ovo cru
  • 1 garrafa de vinagre branco

Como fazer:

1. Coloque o ovo dentro do vidro, com cuidado para não trincar a casca.
2. Adicione o vinagre, devagar, até cobrir todo o ovo.
3. Tampe o vidro e observe que aparecem várias bolhas na superfície do ovo! Parece até que está efervescendo.
4. Depois de 2 horas, troque o vinagre do frasco. Para isso, retire o ovo com cuidado usando uma colher de sopa. Não tem problema de segurar o ovo com seu dedo quando for jogar o vinagre fora, mas lave a mão depois disso. Retorne o ovo ao frasco e coloque um novo vinagre, cobrindo o ovo.
Aguarde alguns dias e você terá um ovo sem a casca, ou seja, um "ovo pelado". Se colocar o frasco contra a luz, você poderá ver a gema que está dentro desse ovo.

O que está acontecendo?
O que você viu acontecendo foi uma reação química em que houve liberação de um gás (as bolhas que saiam da casca).
O vinagre contém ácido acético em sua composição e esse ácido reage com um composto chamado carbonato de cálcio que é responsável pela formação da casca do ovo.
As bolhas que se formam durante a reaçã é do gás carbônico (ou dióxido de carbono) que, em química, é representado por CO2.
Esta experiência está descrita em vários sites e existe até mesmo no site do Exploratorium. As fotos abaixo são de lá! Veja uma sugestão bem legal deles na experiência "Teste a osmose com o ovo pelado".

Depois de tirar a casca, você pode segurar esse ovo, com cuidado para não romper a membrana que mantém a forma do ovo, pois sem a casca ele fica muito frágil.

Saiba um pouco mais sobre o ovo de galinha
O ovo de galinha tem uma composição química bem rica. A casca tem a função de proteger o ovo que, se tivesse sido fecundado, daria origem ao pintinho. Os ovos que consumimos não são fecundados (ou "galados") e, por isso, não nascem pintinhos a partir desses ovos.
A casca do ovo contém poros que permitem a entrada de ar, o que auxilia o crescimento do embrião, caso o ovo tenha sido fecundado. A clara é composta, basicamente, por proteínas, um tipo de composto importante para nosso organismo, de alto valor nutricional. A gema é mais rica em nutriente e contém muitas vitaminas, proteínas e lipídios, além de sais minerais
Quando toda a casca é consumida pela reação com o ácido do vinagre, o ovo  mantém sua forma pois contém uma película, ou membrana, em volta da clara.



Veja como fazer um ovo cru afundar ou boiar num copo de água. Esta experiência você pode fazer como se fosse mágica!

  O ovo que afunda e o ovo que flutua!    

O que você precisa:
  • 2 ovos crus
  • 2 copos transparentes
  • água
  • sal

O que fazer:
1. Marque cada um dos copos, usando uma caneta para retroprojetor ou um pedaço de fita crepe, como já ensinamos nas nossas dicas de como fazer experiências.  
2. Encha os dois copos com a mesma quantidade de água. Coloque uma quantidade de água suficiente para cobrir bem um ovo. Em um dos copos, adicione 2 colheres de sal e mecha bem até dissolver.
3. Coloque um ovo dentro de cada um dos copos. O que aconteceu?

O que está acontecendo:
O ovo tem uma densidade maior que a água sem sal e afunda. Quando você adicionou sal à água, a densidade da água mudou. A água com sal é mais densa que a água sem sal!
Densidade é uma relação entre massa e volume. Se usamos o mesmo volume de água nos dois copos e, depois de dissolver bem o sal em um deles o volume não variou, no copo que tem sal, temos mais massa (água + sal) que no copo sem sal (só água). Ou seja, a água com sal tem mais massa que a mesma quantidade de água sem sal e, por isso, é mais densa.
Aproveite para ver o modelinho de densímetro, que é muito fácil de fazer!
O que deve acontecer se, ao invés do ovo, você usar um cubo de gelo? Teste para ver e depois visite nossa atividade com um Modelo de Iceberg! (Logo estará disponível na página!)



DICA: Se você quiser, pode fazer isso como mágica! Para isso, vai precisar preparar a água com sal primeiro. Como você viu, ela ficou um pouco turva. Coloque a água sem sal no outro copo e com uma colher pequena, coloque leite e mexa. Veja se ficou essa água com pouquinho leite ficou parecida com o do outro copo, com sal. Quando tiver bem parecida, mostre os dois copos para seus amigos e... mágica! em um dos copos, flutua e no outro, afunda!



Curiosidade: Você sabia que para testar se um ovo está fresco é só colocar em água? Se estiver fresco, o ovo afunda. Se não estiver fresco, ele bóia. Isso acontece porque o ovo fresco (ou recém-posto) preenche quase toda a casca e contém uma pequena bolsa de ar no interior. À medida que o ovo "envelhece", ele perde água de seu interior que evapora através dos poros da casca. Assim, a bolsa de ar cresce e o ovo fica menos denso (já que perdeu massa e manteve o mesmo volume pois a casca continua intacta). 


É FÁCIL SABER SE O OVO ESTÁ BOM PARA O CONSUMO

Se o ovo fica no fundo de um copo com água, é bem fresco.
Em 1 ou 2 semanas, o ovo bóia o suficiente para se manter na vertical, no fundo do copo com água, mas ainda pode ser usado.
Se o ovo bóia na superfície do copo com água, já está muito velho para ser usado!

NUNCA COMA OVOS VELHOS PARA NÃO CORRER O RISCO DE TER UMA INTOXICAÇÃO ALIMENTAR!